sexta-feira, 25 de junho de 2010

Coober Pedy (Dia 5)


Situada no meio do deserto, a 850km de Adelaide, Coober Pedy é a capital mundial de OPALA, uma pedra preciosa muito bonita (pode ser mais valiosa que o diamante!). Dizem que a opala se formou aqui pois há 150 milhões de anos o oceano cobria toda essa região.

Durante milênios, os aborígenes cruzaram o local em busca de comida e água e também para realizarem cerimônias sagradas. Logo na entrada da cidade, para onde olhamos vemos minas extratoras. Todas pertencentes à europeus que se instalaram aqui há mais de 40 anos.



É curioso pois mais da metade da população (de aprox. 3000hab.) vive em casas subterrâneas para evitar as temperaturas extremas características do clima do deserto (aqui chega a fazer 45°C no verão). Nessas casas, a temperatura se mantém nos 24°C o ano todo.

Visitamos aqui uma mina de opala como nos velhos tempos.



Conhecemos uma igreja subterrânea e o melhor: um orfanato de cangurus! Foi uma experiência e tanto! Os bebês recebem cuidados até atingirem a idade da reabilitação.
Fomos também no parque nacional conhecido como Breakaways Reserve onde foi possível saborear o verdadeiro silêncio e as cores mágicas do deserto australiano. Impossível descrever com palavras.

2 comentários:

  1. HAAAAAA queridos!!!
    Gostei do adesivo atras da Land ,
    XAMANISMO agora na terra dos Cangurus!
    Ass. Chris, da turma do fechadinho!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raf & Jé
    adorei a idéia de montar uma oficina,mas levar as ferramentas???
    Pois é serviços gerais é a melhor opção,mas digam-me só tem ricaço por ai???
    Quem sabe eu mando o irmão do Magaiver fazer um cursinho rápido...
    Quanto a pintura é comigo mesmo iria me dar heheheeeeeeee
    bjão e continuem aprendendo isso é muito bom...e economiza granaaa!!!
    Mãe Mary.

    ResponderExcluir